Labirintite pode trazer riscos de perda auditiva: Saiba como tratar
- Lindimar Oliveira
- 9 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

O que é Labirintite e como é causada?
A Labirintite ou também chamada de Otite Interna é causada por uma infecção que atinge as funções do labirinto e suas estruturas, como foi descrito no livro “Descomplicando a Perda Auditiva” de Ariana Gonçalves.
O labirinto é uma região cheia de líquido localizada na orelha interna, responsável por informar ao cérebro sobre o deslocamento do corpo (vestíbulo) e pela percepção de estímulos sonoros (cóclea).

O Labirinto é sensível ao ponto de identificar o movimento dentro de um elevador, escada rolante ou até dentro do seu carro.
Existem 3 tipos de labirintite com sintomas similares: a causada por vírus, a causada por bactérias ou a causada por questões emocionais (estresse e ansiedade), podendo possuir sintomas similares entre elas. Por isso é importante buscar um especialista para diagnosticar o tipo de infecção e como tratar de forma correta!
Fatores agravantes da labirintite:
Tabagismo
Otite (Inflamação no ouvido)
Má alimentação
Idade (Maior propensão à labirintite após os 40-50 anos)
Excesso de bebidas alcoólicas
Uso de medicamentos em excesso (anti-inflamatórios e alguns antibióticos)
Hipoglicemia e diabetes
Hipertensão
Estresse
Ansiedade
Quais são os sintomas da Labirintite?
Os principais sintomas da labirintite são vertigem e tontura, entretanto, existem outros sintomas que merecem atenção, são eles:
Diminuição Auditiva
Zumbido no Ouvido
Desconfortos Intestinais
Náuseas e Vômitos
Excesso de suor (sudorese)
Perda Auditiva
Falta de equilíbrio
Visão escura ou embaçada
Riscos da labirintite não tratada:
A labirintite bacteriana tem maior risco de causar perda auditiva permanente. A relação entre a perda auditiva e a labirintite é que a perda da audição pode ser um sintoma da infecção do labirinto que quando não tratada pode desencadear agravamentos sérios.
Além disso, em momentos de crise podem ocorrer falta de equilíbrio que podem levar a casos de quedas.
Saiba como tratar a labirintite
O diagnóstico da labirintite é feito por exame clínico específico, onde o médico verifica a existência de infecções no ouvido e possíveis perdas auditivas. O profissional também fará testes para verificar se o paciente está com vertigem ou tontura.
Se você tem algum desses sintomas, busque um médico otorrinolaringologista e mantenha-se em repouso para evitar tonturas e possíveis quedas.
Tratar a labirintite é importante para manter os seus sentidos em bom funcionamento e conseguir a sonhada qualidade de vida com a sensação de confiança consigo mesmo.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e marque sua consulta gratuita!
Comments